quarta-feira, 12 de maio de 2010

Salesianos Cooperadores

Salesianos Cooperadores: “verdadeiros salesianos no mundo”.Dom Bosco

É possível ser Salesiano(a) vivendo as realidades exteriores da família e do mercado de trabalho? É possível ser Salesiano(a) sem morar numa comunidade religiosa? A resposta é: sim. Dom Bosco idealizou, seus sucessores endossaram e a Igreja Católica aprovou. Esse é o caminho do terceiro ramo da Família Salesiana, os Salesianos Cooperadores. Nesse artigo tentarei explicar qual a origem, quem são e o que fazem os Salesianos Cooperadores.
São João Bosco teve como missão de vida a salvação da juventude. Para tanto juntou pessoas de boa vontade e com vontade de trabalhar e fundou um grupo que mais tarde viria a ser uma das maiores congregações religiosas da Igreja Católica, os Salesianos de Dom Bosco (SDB). Para o cuidado com a juventude feminina, ao lado de Maria Mazarello, fez nascer as Filhas de Maria Auxiliadora. O projeto original de Dom Bosco era que sua congregação fosse formada também por membros exteriores que não fazendo os votos tivessem o mesmo comprometimento dos internos, a saber, o cuidado com a juventude e com as classes populares.
Na época, a Santa Sé não permitiu a Dom Bosco incluir um capítulo nas constituições sobre os salesianos externos (os Cooperadores). Com isso, Dom Bosco resolve criar um grupo a mais, o terceiro ramo da família Salesiana, os Salesianos Cooperadores, cujo superior é o mesmo dos Salesianos, o Reitor –Mor.
Hoje, os Salesianos Cooperadores (SSCC) formam um grupo de leigos aprovado pela Igreja Católica. O Salesiano Cooperador é um leigo que em seu cotidiano de família, trabalho e amigos, busca a própria santificação e a cristianização do mundo através do carisma salesiano. Nossa associação é regida pelo Projeto de Vida Apostólica (PVA), texto que regula o funcionamento da associação e mostra que caminho deve seguir o Salesiano Cooperador dentro da Igreja e na sociedade.
No mundo todo os Salesianos Cooperadores são mais de 35000 pessoas engajadas em várias obras para a educação juvenil e assistência às camadas populares. No nordeste brasileiro possuímos 19 centros de Salesianos Cooperadores.
O Salesiano Cooperador pode prestar seu serviço em diversos âmbitos da Igreja, da família salesiana e da sociedade. Na Igreja o Salesiano Cooperador trabalha nas diversas pastorais. Existem também Salesianos Cooperadores ordenados, que em sua vocação específica levam o jeito de ser salesiano em sua bagagem pastoral. O Salesiano Cooperador pode ainda apoiar as obras de outros ramos da família salesiana, ou abrir obras próprias. Ainda no âmbito da sociedade deve buscar a justiça e apoio a projetos que beneficiem os menos favorecidos (acompanhando a Doutrina Social da Igreja).
Para tornar-se um Salesiano Cooperador basta ser alguém comprometido com a Igreja e a sociedade. A Associação dos Salesianos Cooperadores nos ajuda nesse comprometimento e nos torna parceiros de Dom Bosco que aponta para Cristo e nos impele a seguí-lo na formação do “bom cristão e honesto cidadão”. Ser um membro de nossa Associação é deixar a vocação própria secular (pessoas na sociedade, trabalho e família) amadurecer através da formação contínua, retiros, oração com os irmãos e participação mais engaja nos eventos da Família Salesiana e da Igreja. A ponto de encontrar a própria realização em ser alguém dedicado ao Cristo dentro das realidades sociais.
Para conhecer melhor a Associação dos Salesianos Cooperadores basta se dirigir a um centro local de sua preferência ou entre em contato com o Delegado da Família Salesiana na Inspetoria Pe. Antenor, ou ainda, com o coordenador dos Salesianos Cooperadores dessa inspetoria, SC Írio Coutinho.< www.salesianoscooperadores.org SC Írio Coutinho- coordenador Inspetorial SSCC do Nordeste - iriocoutinho@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário