domingo, 2 de maio de 2010

SALESIANIDADE 2 (SSCC)

Salesianos Cooperadores

P. Antenor de Andrade Silva, sdb
Delegado Inspetorial da Família Salesiana.

1. Os cristãos têm vários modos ou caminhos para darem testemunho da fé que assumiram com o compromisso batismal.
Na Família Salesiana há grupos dessas pessoas que desejam seguir D. Bosco, vivendo na condição secular o mesmo carisma exercido por ele por ele ao fundar a Sociedade de S. Francisco de Sales. Esta tem por fim a promover o bem espiritual dos jovens, especialmente dos mais abandonados.
Desde o início de sua vida sacerdotal, D. Bosco pensou em chamar colaboradores para sua obra, convidando homens e mulheres, leigos ou diocesanos para ajudá-lo em sua missão. Chamou-os de “Cooperadores Salesianos”, título que passou cerca de 30 anos parca se confirmar. Em 1876 tivemos definitivamente e escrito por ele o “Regulamento dos Cooperadores Salesianos”. Hoje esses homens e mulheres atuam em todo o mundo, em 131 países.

2. D. Bosco, um homem enviado por Deus (PVA. Art.1).
O Espírito Santo e Nossa Senhora colocaram D. Bosco no mundo, juntamente com santa Maria Domingas Mazzarello. Preocupados com a situação espiritual e material dos jovens de ambos os sexos eles dedicaram suas vidas, enfrentando inúmeros e sérios problemas para levarem a termo seus objetivos. Durante toda a vida e pelos séculos afora, continuam arregimentando religiosos e leigos para trabalharem com eles em prol da salvação da juventude a “porção mais delicada e preciosa da sociedade humana”. (Cfr. Art. 2).

3. Os SS CC, uma vocação típica dentro da Igreja. (PVA. Art. 2).
Ser SS CC é um dom, mas é também uma escolha livre. Trata-se de uma adesão à missão salesiana, assumindo o modo bosquiano de viver o Evangelho. Qualquer cristão, independente de condição social, cultural, raça ou língua pode ter um modo especial de viver o Evangelho, de traduzir a Boa Nova do Senhor, onde quer que viva e atue. Os SS CC procuram traduzir o Evangelho em suas vidas, seguindo o exemplo e a caminhada traçados por D. Bosco e aprovada pela Igreja de Jesus Cristo.

4. A Associação dos CC SS na Família Salesiana e na Igreja.
O projeto de D. Bosco continua hoje em atividade, através não só dos religiosos e religiosas consagrados, mas também da Associação dos SS CC. Esta compõe com os SDB, as FMA, Ex-alunos e os outros membros da Família um grande contingente trabalhando salesianamente na missão da Igreja. Há ainda 26 outros grupos oficialmente reconhecidos, além de vários pedidos de ingresso na Sociedade.
Todos esses homens e mulheres, jovens ou não tentam rejuvenescer o rosto da Igreja como nos pede uma das Estréias do nosso atual Reitor Mor. Este rejuvenescimento espiritual e pastoral é com certeza também uma tarefa da Família Salesiana, impulsionada pela força do Espírito Santo, o Verdadeiro rejuvenescedor do Rosto da Igreja. Nós somos seus colaboradores, seus instrumentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário