quinta-feira, 9 de setembro de 2010

TEXTO DE REFLEXÃO PARA A ROMARIA 2010

ROMARIA DA FAMÍLIA SALESIANA:
JABOATÃO, 17 DE OUTUBRO DE 2010

Texto para reflexão: SDB, FMA e Nossa Senhora Auxiliadora


Os Salesianos e a devoção a Maria nas últimas décadas do século passado


Na Circular de P. Egídio Viganó aos Salesianos (Reitor Mor de1977-1995): Maria renova a Família salesiana de D. Bosco ele desejava que Ela fosse a renovadora da Família Salesiana. Para isso dava quatro orientações:

1ª)- Os membros da Família deviam cultivar uma formação doutrinal séria, a fim de que suas práticas devocionais e suas iniciativas apostólicas fossem iluminadas por um fé autêntica.
2ª)- O culto e a piedade marianas deveriam ser revistos de acordo com os critérios da exortação apostólica Marialis Cultus (Paulo VI, 02 de fevereiro de 1974).
3ª)- Uma firme obrigação para com os interesses da Igreja local e universal.
4ª)- Um sério cuidado pelas vocações. Lembrava a inda que em 1876 D. Bosco tinha criado uma Obra de Maria Auxiliadora para apoio das vocações adultas.
Na época a idéia de nosso Fundador era facilmente compreensível. O contexto cristão justificava, sobretudo as três tarefas.
A Carta do P. Viganó estava sendo apresentada em um cenário religioso bastante diferente, em relação aos tempos do P. Miguel Rua e P. Álbera. Na época do P. Viganó vivia-se uma nova visão mariana. Maria não era mais «colocada sistematicamente numa esfera divina em companhia de Jesus, mas era então contemplada de modo especial na Igreja dos Redemidos, onde Ela ocupa há muito tempo o primeiro lugar». (Cfr F. DESRAMAUT: Spiritualità Salesiana, Cento parole chiave, p 386).
A Igreja do século XIX assistiu ao florescimento da piedade mariana, não só incentivada pela literatura popular, mas também, por vezes provenientes de fontes salesianas.

As Salesianas e Nossa Senhora Auxiliadora

As FMA têm em Nossa Senhora Auxiliadora uma mãe e um modelo e certamente muitos são os motivos para considerá-La como tal. Em primeiro lugar Maria é aquela que quis a fundação do Instituto da Filhas de Maria Auxiliadora e que jamais o abandonará. Maria é para as Salesianas “uma Senhora Auxiliadora”. Aquela que doou-se plenamente a Deus e ao próximo. Daí, a palavra “auxílio” ter para a FMA um significado todo especial. Elas são uma Família religiosa que é toda de Maria, rezam suas Constituições.
O Capítulo Geral de 1982 lembra a todas as Salesianas que Maria é no Instituto uma presença viva e operante. «Nossa Senhora é no Instituto uma presença viva e operante... uma presença de Mãe que ama, de Mestra que ilumina e guia... A presença de Maria nos faz entrar na dinâmica do amor. Com Ela façamos da nossa vida um Magnificat ao Senhor. Em sua escola devemos estar abertas a Deus e ao serviço das jovens» (Cfr Istituto FMA, Capitolo Generale XVII Atti, (Roma 1982) 68-69.
(P. Antenor: Para estas considerações servi-me de Spiritualità Salesiana, Cento parole chiave. Francis Desramaut, pp. 386-390).

Nenhum comentário:

Postar um comentário