sábado, 18 de setembro de 2010

RELIGIÃO

Liberdade religiosa

O Papa expressou sua preocupação 'crescente marginalização da religião, especialmente do cristianismo, em alguns lugares, inclusive em nações que outorgam uma grande ênfase à tolerância'.

'Há alguns que desejam que a voz da religião se silencie ou pelo menos que se relegue à esfera meramente privada. Há também os que defendem que a celebração pública de festas como o Natal deveriam ser abolidas, segundo a discutível convicção de que este ofende os membros de outras religiões ou de nenhuma.'

'E há outros que sustentam - paradoxalmente com a intenção de suprimir a discriminação - que se deveria pedir às vezes aos cristãos que desempenham um papel público que ajam contra a sua consciência', acrescentou.

Tudo isso são 'sinais preocupantes de um fracasso na estima não só dos direitos dos crentes à liberdade de consciência e à liberdade religiosa, mas também do legítimo papel da religião na vida pública'.

Neste sentido, apreciou 'o convite sem precedentes que me foi dado hoje', de falar à classe política, assim como a colaboração que a Grã-Bretanha e a Santa Sé mantêm em muitos âmbitos, como da ajuda ao terceiro mundo e a supressão do comércio de armas.

Por isso, o Papa convidou as autoridades britânicas a colaborar mais com as comunidades cristãs locais, convencido de que 'também dentro deste país, há muitas áreas nas quais a Igreja e as autoridades públicas podem trabalhar conjuntamente pelo bem dos cidadãos'.

No entanto - acrescentou -, 'para que tal cooperação seja possível, as entidades religiosas - incluídas as instituições vinculadas à Igreja Católica - precisam ter liberdade de ação conforme seus próprios princípios e convicções específicas, baseadas na fé e no magistério oficial da Igreja'.

'Assim, serão garantidos direitos fundamentais como a liberdade religiosa, a liberdade de consciência e a liberdade de associação', concluiu, convidando-os a 'reconhecer a contribuição vital que a religião ofereceu e pode continuar oferecendo à vida da nação'.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário:

Postar um comentário