quarta-feira, 2 de junho de 2010

Consultoria Mundial da Família Salesiana à luz da comunhão

Fotos do artigo -RMG – OS 
TRABALHOS DA CONSULTORIA MUNDIAL DA FAMÍLIA SALESIANA À LUZ DA COMUNHÃO

(ANS – Roma) – A Consultoria Mundial da Família Salesiana, reunida de 28 a 30 de maio, na Casa Geral dos Salesianos, concentrou-se nos temas da identidade, da formação e da comunhão. Enquanto o iter da “Carta de Identidade da Família Salesiana” prossegue, foram focalizadas algumas interessantes iniciativas. Desse encontro anual, animado e coordenado pelo P. Adriano Bregolin, Vigário do Reitor-Mor, participaram os representantes de perto de 20 Grupos da Família Salesiana. Alguns por circunstâncias várias não puderam estar presentes. Presentes também os fundadores de três grupos recentemente aceitos a fazer parte de modo oficial da Família Salesiana: P. Jonas Abib (Canção Nova), P. Joseph D’Souza (The Disciples) e o Sr. Guido Pedroni, Custódio Geral da Comunidade da Missão de Dom Bosco (CMB).
A primeira parte do encontro foi dedicada à recíproca apresentação e atualização sobre a caminhada feita em cada um dos grupos. Tratou-se a seguir da “Carta de Identidade da Família Salesiana”, documento apresentado pelo Reitor-Mor na conclusão dos ‘Dias de Espiritualidade’ deste ano. Com a apresentação e entrega oficial do texto abre-se um período de estudo por parte dos vários grupos da Família Salesiana, os quais foram convidados a enviar, até o final de outubro, observações e sugestões cabíveis, a fim de que se possa em seguida reelaborar e sucessivamente aprovar. A “Carta de Identidade da Família Salesiana” é um documento do Reitor-Mor e, como foi indicado pelo mesmo P. Chávez, é fundamental para o reconhecimento eclesial do vasto movimento de pessoas que, unidas pelo carisma de Dom Bosco, se dedicam à educação e evangelização dos jovens.
Foi também elaborada uma proposta de formação permanente. Programou-se para 2012 em Cremisã, Israel, um curso de atualização, aberto a todos os grupos da Família Salesiana. A iniciativa, que terá caráter bíblico-espiritual, é um primeiro passo do projeto que visa tornar Cremisã um Centro de Formação Permanente para a Família Salesiana. Para a atuação desse curso haverá uma comissão restrita.
Um evento que vai interessar proximamente a Família Salesiana será o VI Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, que se fará em Częstochowa, Polônia, de 3 a 6 de agosto de 2011. Nesse encontro, promovido pela Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) são convidados a participar todos os grupos da Família Salesiana.
No decorrer dos trabalhos da Consultoria, o Reitor-Mor, P. Pascual Chávez, apresentou o tema da Estréia 2011 que, como disseram os presentes, está em continuidade com a evangelização dos jovens: sem anunciar explicitamente Jesus, não se pode fazer uma proposta vocacional.
Os dias de trabalho foram um autêntico laboratório de pensamento e comunhão. Na Celebração Eucarística da Solenidade da SS. Trindade, recordou o P. Chávez como a Família Salesiana seja chamada a interpretar e viver realmente a Comunhão.
Publicado em 01/06/2010
fonte: www.infoans.org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário