segunda-feira, 12 de abril de 2010

BRASÃO DA CONGREGAÇÃO SALESIANA

BRASÃO DA CONGREGAÇÃO SALESIANA



1884, 12 de Setembro.
Pe. Sala em reunião do Cap. Superior apresentava o que seria o escudo da Sociedade de S. Francisco de Sales. O projeto tinha duas partes: uma âncora central, dividindo-o em duas partes. Do lado direito um busto de S. Francisco de Sales e no esquerdo, um coração envolto em chamas. Havia ainda uma estrela, um bosque, altas montanhas, um ramo de palma e outro de louro.
Discutiu-se sobre que inscrição seria colocada na parte inferior do brasão.

O brasão salesiano apareceu pela primeira vez na circular de Dom Bosco de 8 de dezembro de 1885, desenhado pelo Prof. Boidi.

“A estrela radiante, a grande âncora, o coração abrasado simbolizam as virtudes teologais. A figura de São Francisco de Sales lembra o Patrono da Sociedade. O pequeno bosque na parte de baixo lembra o Fundador. As elevadas montanhas significam as alturas da perfeição à qual devem tender os membros da Congregação. A palma e o louro que, entrelaçados, abraçam o escudo até o meio, são emblemas do prêmio reservado a uma vida sacrificada e virtuosa. O mote Da mihi animas coetera tolle exprime o ideal de todo salesiano”.


SÃO FRANCISCO DE SALES E D. BOSCO

São Francisco de Sales, pastor cheio de zelo e mestre de caridade, inspirou Dom Bosco com seu humanismo otimista e sua dedicação absoluta ao cuidado pastoral das almas. Em 1854 Dom Bosco declarou: `Nossa Senhora quer que criemos uma Congregação. Decidi que nos chamaremos Salesianos. Colocamo-nos sob a proteção de São Francisco de Sales, com a finalidade de participar da sua imensa amabilidade`. Em 1854, Dom Bosco deu o nome de `Pia Sociedade de São Francisco de Sales` ao primeiro pequeno grupo de 17 jovens que desejavam seguir os seus passos trabalhando pela juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário