sábado, 10 de abril de 2010

ESTRÉIA 2010



Pascual Chavez, SDB Pascual Chávez, SDB

JESUS Boas notícias para a raça humana.
(cf. 2 Cor 1:18-24).

"Jesus é o Sim de Deus à humanidade e a humanidade é também a resposta de Deus" (cf. 2 Co 1:18-24).
Por vários anos tenho vindo remoendo a idéia de oferecer à Família Salesiana nesta reflexão mensalmente no Boletim Salesiano alguns pensamentos simples e sistemáticos sobre o que está no centro da nossa fé, ressaltando alguns aspectos da tradição salesiana, voltar a Dom Bosco, e, como indicado na estréia de 2010, no ano do centenário da morte de Bem-aventurado Miguel Rua: na imitação do Padre Rua, como autênticos discípulos e apóstolos zelosos, vamos levar o Evangelho aos jovens.
” O cristianismo não é uma coleção de verdades que hegou através de uma reflexão sobre muitos séculos, nem das normas morais a serem praticadas, mas sim é um encontro pessoal com o Senhor Jesus que, como vemos no Novo Testamento, muda radicalmente a nossa vida e faz-nos verdadeiros "cristãos", isto é, "aqueles que são de Cristo".(Mark 1:1).
Essa característica pode ser claramente vista em uma palavra-chave das Sagradas Escrituras que estamos familiarizados com o "Evangelho", baseado no original a palavra grega que significa "boa notícia", e que São Marcos, o primeiro a escrever o testemunho oral da comunidade cristã sobre Jesus, usado como título: "O início do Evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus" (Marcos 1:1). Uma boa parte das notícias realmente tem três características: é algo inesperado, que vem de "fora", que enche o coração de alegria inusitada.
O Povo de Israel, também, mesmo que por séculos eles estavam esperando o Messias, estava desconcertada. Todo mundo foi pego de surpresa, e apenas aqueles que foram capazes de mudar todo o seu modo de pensar conseguiu aceitar Jesus como o Messias, o Cristo. Mas tem que ser reconhecido que não era "boa notícia" para todos, para alguém que confiou na força de seu próprio orgulho da auto-suficiência, no poder ou na riqueza (cf. Lc 1:51-53) foi uma má notícia antes, e no final levou a que o levou à morte na cruz.
Dar a tarefa de ser um evangelizador e missionário seria a maior infidelidade a Deus e à ação mais egoísta para a raça humana. Imaginem uma família muito pobre, que receberam um bilhete para a lotaria nacional ... E o bilhete premiado. Se por causa de sua pobreza, não têm acesso às notícias, eles não seriam capazes de recolher os seus ganhos. Alguém que sabia e não lhes dizer seria imperdoavelmente egoísta. Pois bem, em Jesus, a raça humana ganhou o primeiro prêmio na loteria mais extraordinário que se possa imaginar, mas mais do que cinco sextos delas não sabem disso! Seria absolutamente injustificável, se fôssemos não comunicar a notícia que, como o Papa Bento XVI diz, "dá um novo horizonte à vida", o presente e, acima de tudo, a vida eterna.
. ◙ Por outro lado, sentiu-se muito fortemente a situação daqueles que não tinham recebido essa notícia maravilhosa, de modo que desde o início do seu trabalho e de acordo com as forças que tinha (e por vezes para além deles), ele foi o promotor da obra missionária , deixando toda a Família Salesiana essa preocupação como uma característica particular. Todos os anos tenho a alegria de ser capaz de enviar, com a bênção de Deus e da doação do crucifixo, muitos membros da Família Salesiana, que junto com os milhares já em terras de missão, seguindo uma tradição que remonta a 1875. E ainda as palavras de Jesus ainda são pertinentes: "A messe é grande, mas os operários são poucos" (Lc 10:2). Todos nós somos chamados de acordo com nossas próprias estado de vida e de acordo com nossas possibilidades para levar aos nossos irmãos e irmãs, através de nossas palavras, o testemunho de nossas próprias vidas, a grande notícia: somos filhos e filhas de um Deus que nos ama ◙

Nenhum comentário:

Postar um comentário