sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

* P. BENÉ: CORRESPONDÊNCIA POR OCASIÃO DE SEU PASSAMENTO.

1. Queridos irmãos da Inspetoria BRE.

Embora com atraso, faço-me presente para enviar-lhes os meus sentimentos pela passagem do Pe. Benevides.
No entanto, manifesto a minha alegria de ter conhecido este grande irmão.
Agora, junto de Deus, ganhamos mais um intercessor.
A todos os meus augúrios de um Ano Novo repleto das bênçãos de Deus.
Fraternalmente,
Nilson Faria dos Santos, sdb.

2. Queridos irmãos da Inspetoria do NE,
Somente hoje recebi a notícia do falecimento do Pe Benevides!
Estava de viagem e foi grande a minha tristeza ao encontrar esta notícia.
Ano passado quando visitei esta Inspetoria encontrei Pe Benevides!
Bem debilitado em sua saúde mas com aquela acolhida, alegria, animação... que eram bem as suas características!
Em minha vida carrego uma gratidão enorme ao Pe Benevides!
Como Inspetor da época, me acolheu como salesiano da inspetoria São João Bosco para o estudo de Teologia e trabalho em Caetés
Foi uma acolhida foi de irmão!
Deu muita força à Comunidade de Caetés, iniciante!
Todo o seu jeito de ser foi o que marcou minha convivência com ele.
Toda a minha gratidão!
Pe Benevides fez a virada do ano na eternidade!
Na certeza da fé nos encontraremos!

Pe João Norberto Pinto.

3. Prezados
Padre Benevides, pessoa de um coração extraordinariamente devotado e voltado para o ministério da Igreja. Sua missão nesta terra foi cumprida e ele nos deixa um grande legado que foi seu exemplo de amigo sincero, sacerdote dedicado e mestre dos que os conheceram pelo seu trabalho e sua perseverança no bem.
Que Deus o tenha na sua glória eterna e que ele possa ser alcançado pela sua graça.

Antonio Soares da Silva
Recife

4. Lamento falecimento do nosso irmão Padre Bene, assim como o tratava durante nossos momentos de convivências. Grande Abraço Prof. Waldyr Siqueira. Psicopedagogo.Cel. 81-9635-7220.

5. Brasília, 02.01.2011
Minha solidariedade neste momento de dor. Padre Benevides Gurgel, meu conterrâneo e contemporâneo nos idos de 1959 em Carpina, e passagens em Natal pelo saudoso Instituto Filosófico São João Bosco nos primórdios de 1950, repouse em Paz e que Deus o receba em sua glória infinita.
Grato ao querido amigo de todos nós e de todas as horas, Luiz Moura, sempre presente!
Deixarei Brasília a 14/01 para Recife e depois Jaboatão para participar com vocês do Encontro anual da AFS. Com certeza teremos homenagens póstumas ao querido padre Benevides.
Ad majorem Dei gloriam. Abraço fraterno.
Francisco de Assis Cortez-Gomes

6. Amigos e amigas
Não participei dos funerais de Pe. Benevides mas repasso a vocês as informações que recebi. O santuário estava quase lotado de pessoas da família salesiana, jovens e ex-integrantes da CJC (comunidade de jovens cristãos) da qual era assessor desde a morte de P. Genário (o fundador do movimento). A missa foi presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, D. Fernando, co-celebrantes: D. Edvaldo e o Inspetor, muitos salesianos e padres oriundos do CJC. Foi uma demonstração de como era querido. Quando a inspetoria enviar notícias, repassarei a todos.
Luiz Moura

7. P. Antenor
Transmiti a mensagem a todos os irmãos da inspetoria de Manaus.
Pessoalmente, lamento muito a perda deste irmão que foi muito “irmão” desde o tempo de estudante em Roma, como inspetor do Nordeste, e depois toda vez que nos tivemos oportunidade de nos encontrar. Dou graças a Deus pelas virtudes e dons pessoais com que o agraciou e que tanto enriqueceram a nossa congregação. P. João Sucarrats.

8. Caro P. Antenor,
Obrigado pela comunicação do falecimento do caro P. Benevides. Foi um bom salesiano, cordial, amigo, gentil, fiel nas suas funções de secretário, como o conheci. Nosso Senhor lhe dê a recompensa do servo bom e fiel. As minhas orações por ele.
Abraços,
Antenor. ( P. Antenor, meu chará, é Secretário da Inspetoria Salesiana de São Paulo (BSP).
9. Prezado Pe. Antenor
Queira receber, e transmitir ao Pe. Inspetor e toda a comunidade inspetorial, minhas mais profundas condolências pelo passamento do Pe. Benevides. Muitos anos trabalhei ao seu lado e posso testemunhar ser o Pe. Benevides um lídimo filho de Dom Bosco, que sempre nos edificou com seu sólido exemplo de vida sacerdotal e salesiana. Descance em paz.
Luiz de Oliveira.

10. Prezado Pe. Diego,
leio no ANS a triste notícia do falecimento do P. Benê, um grande salesiano,
amigo dos jovens, apaixonado por Dom Bosco. Preguei, ano passado, um retiro
em Jaboatão; entre os participantes estava ele também. Trabalhamos juntos nas
várias reuniões interinspetoriais da PJ. Ele sempre atento aos anseios dos
jovens era capaz de guiar-nos a tomar decisões corajosas. Uno-me a todo o
Nordeste salesiano e imploro do bom Deus que envie outros como o Pe. Bené.
Rezo por ele e por todos vcs.
Pe. João Carlos.

11. Padre Benevides foi e permanecerá como testemunho de fé, grandes convicções, sabedoria e humanidade.
Nesse momento de pesar, nos solidarizamos como comunidade salesiana.
Abraços fraternos,
Direção Geral, Equipe Pedagógica e Funcionários do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora – Aracaju.
12. Como ex-aluno e amigo do Padre Benevides e de tantos Salesianos que me acolheram em Carpina e Jaboatão, quando aspirante, transmito meu sentimento de pesar pelo falecimento deste nosso Irmão que era exemplo de laboriosidade, alegria Bosquiana, desprendimento, simplicidade e espiritualidade autêntica.
Junto-me espiritualmente à Família Salesiana neste momento de grande perda de um Salesiano que por demais colaborou na condução e dinamização dos Projetos da Congregação no Nordeste brasileiro. Pesarosamente, Vicente Lemos.
13. Amig@s da Casa Inspetorial,
Para guardamos como boas recordações, separei algumas fotos (sei que há muito mais..) da convivência do querido Pe. Bené conosco, sempre presente em nossas missas, confraternizações...
como seu próprio nome diz, ele sempre foi uma presença bem-vinda em nossos corações e com certeza será muito bem-vindo no céu.
Abraços, Jak.

14 Prezados amigos,
Com pequeno atraso, fui informado do falecimento do meu contemporâneo
de Aspirantado (Recife, início da década de 50), Padre Raimundo
Benevides Gurgel. Foi mais um batalhador pelo Reino dos Céus que
concluiu sua jornada aqui na Terra e foi colher os frutos da boa
semeadura diretamente das mãos do Dono da Messe. Que lhe tenham sido
concedidos a recompensa merecida e o repouso eterno. Odilon Pereira da
Silva.

Um comentário:

  1. Grandes amigos,
    Recebi a notícia de forma muito sentida.
    Eu cheguei a amá-lo como a um pai, mas não o sentia me amando como a um filho.
    Seus testemunhos e contra testemunhos Deus verá e será muito benevolente com ele, pois Bené era, apesar de todos os defeitos do ser humano, um homem bom.
    Infelizmente não pude reencontrá-lo para dizer-lhe o quanto ele foi importante em minha vida e em minha formação.
    Que esteja com Deus!
    Tudo de bom a todos e que o Senhor sempre os mantenha em seu caminho.

    Valter Arruda

    ResponderExcluir